Archaeo

EPA Mission Space Lab – Projeto Archaeo

A Escola Profissional de Arqueologia participa no concurso internacional European Astro Pi Challenge 2019-2020. O European Astro Pi Challenge oferece aos alunos Europeus e Canadá uma oportunidade de propor uma experiência de investigação científica no espaço, escrevendo um programa de computador que funciona em sistemas Raspberry Pi a bordo da Estação Espacial Internacional(ISS). O European Astro Pi Challenge é um projeto da ESA – Agência Espacial Europeia – executado em colaboração com a Raspberry Pi Foundation.

Este projeto desafia os alunos a pensar, projetar e desenvolver uma experiência científica no espaço, com todos os desafios que isso envolve, a conhecer uma nova arquitetura de computador e a aprender uma linguagem de programação.

A EPA submeteu a concurso uma proposta de experiência científica consistente e exequível em ambiente espacial, com temática na área arqueológica. O projeto Archaeo da EPA foi selecionado para a segunda fase deste concurso onde se inscreveram 2000 estudantes de 23 países.

O líder e elemento fundamental da equipa de desenvolvimento é o Tiago Sampaio – aluno que frequenta o 11º ano do curso profissional de Assistente de Arqueólogo.

EPA Archaeo – 4ª Fase

É com grande entusiasmo que revelamos uma amostra de fotos enviadas pela ESA, provenientes da Estação Espacial Internacional(ISS), resultantes do trabalho de programação efectuado no âmbito do projeto EPA Archaeo, executado por alunos do curso de Assistente de Arqueólogo.
No dia 14 de abril 2020, entre as 15:10 e 18:04, foram recolhidos dados de informação orbital e registadas 902 fotografias disparadas pela câmara do Kit AstroPi fornecido pela ESA Education em parceria com a Raspberry Pi Foundation. Este projeto está a decorrer desde setembro de 2019 no âmbito do concurso The European Astro Pi Challenge. A equipa da Escola Profissional de Arqueologia atingiu a 4ª e última fase desta competição internacional e encontra-se até final de junho a analisar os dados recolhidos e a escrever o relatório final.

Legenda das fotos:

1.Portugal – Barlavento Algarvio
2.Marrocos – Rabat e Casablanca
3.Níger – região de Afassa
4.Zâmbia – Parque Nacional de Isangano
5.Havai – Ilha e vulcão
6.EUA – estado de Oregon e Washington
7.Mauritânia – costa de Nouadhibou a Iwik
8.Costa do Marfim – Abidjã
9.Canadá – Quebec e Terra Nova (Estreito de S.Lourenço)